A escola não deve dispensar nenhum meio de comunicação, mas integrá-los, utilizando-se de novos procedimentos e entre eles inclui-se a aprendizagem cooperativa, a pesquisa, o trabalho com projetos.
No que se refere à aprendizagem cooperativa abordada neste relato, os seguintes resultados positivos são evidentes: a aprendizagem é compartilhada por todos, os conhecimentos dos alunos são valorizados, a troca ativa de idéias aumenta o interesse e o compromisso do grupo, os resultados são mais ricos, pois reúnem as propostas e soluções de vários alunos, transformando a aprendizagem numa atividade social e, uma vez mais o uso de diferentes tecnologias pode se constituir em decisão pedagógica adequada.
A construção do conhecimento com abordagem cooperativa presta-se à utilização com vários suportes tecnológicos, indo desde a mídia impressa, passando pela produção de um programa de rádio, pelo trabalho com TV e vídeo, até o uso do computador.
Parece-nos premente continuar mudando a educação, porém, esta ação deve ser contínua e fruto da reflexão de professores e alunos, e não uma imposição do sistema educacional. Este novo professor deve desenvolver novas competências e habilidades em seus alunos, tornado-os capazes de sobreviver num mundo globalizado e fazendo-os perceberem-se como construtores das suas próprias histórias, capazes de aprender a aprender, numa atualização constante, na qual a imagem da TV, do vídeo e do computador têm papel significativo.
Finalizando com Dowbor (2001), é preciso que a educação mobilize a sua força na reconstrução de uma convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos. Somente articulando dinâmicas mais amplas, que extrapolam a sala de aula poderá a educação realizar mais este novo modelo de alfabetização tecnológica, que permitirá a permanência e sobrevivência dos nossos alunos neste Novo Mundo do Trabalho.
MORAN, José Manuel, 2000, "Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas", em MORAN, José Manuel, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, Papirus Editora, p. 11 – 65
DOWBOR, Ladislau, 2001, Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes
Nenhum comentário:
Postar um comentário