domingo, 20 de maio de 2012


                                                         A  ''netiqueta''


                                   Como se comportar corretamente no mundo virtual


    .Maiúscula: textos em maiúsculas ( CAPS LOCK ativado) , na maioria dos casos,dao a entender que você está gritando . Se quiser destacar algo,   sublinhe ou coloque entre aspas . SE o programa utilizado na comunicação permitir , use o itálico ou negrito ,mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.
    
    .Erros de grafias: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja postada de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer , como usar ''mais'', em vez  de ''mas '',''e'' em vez de ''e'' em vez de ''e'', ''de'' em vez de ''de'' e assim por diante.

     .PONTUAÇÃO: por mais informal que seja , o interiocutor pode não conseguir acomponhar o fluxo de pensamento do redator. Dai necessidade de pausas .Por isso atenção á pontuação e á divisão de paragrágrafos.
  
    .PUBLICO X PRIVADO: questão cara em tempos de redes sociais , a cuidados com o que se publicar é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras .Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas ,pense antes de tornar público seus pensamentos.Por isso pense , suas opiniões ficão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas ,como criticas ao seu chefe ou endereço.


Retirado = Revista - lingua portuguesa  - Ano 5 - Nº 69

Nenhum comentário:

Postar um comentário